Como o novo coronavírus continua a se espalhar por todo o país, adoecendo centenas de pessoas diariamente em Tóquio, mais e mais vidas das pessoas estão em perigo todos os dias. Quanto mais a doença persiste, maior a ameaça para a população e, portanto, três das maiores religiões do Japão se uniram para orar pelo fim da pandemia e estão incentivando seus seguidores a fazer o mesmo.

No terceiro dia deste mês, Fumon Sagawa, sacerdote chefe de assuntos do templo no Templo Todaiji, casa da estátua do Grande Buda em Nara, começou a idéia com um post no site oficial de Todaiji. Ele escreveu que os monges do templo estão orando sinceramente pelo fim da pandemia e pela transcendência espiritual daqueles cujas vidas foram tiradas pela doença, e convidou pessoas de todo o país a orar junto com eles.

A idéia de Sagawa inspirou seguidores de outras religiões e, em 24 de Abril, líderes de vários grupos religiosos, incluindo budismo, xintoísmo e catolicismo, se reuniram em uma varanda ao ar livre no templo Todaiji para realizar uma coletiva de imprensa na qual pediram que seus seguidores orem junto com eles ao meio-dia todos os dias enquanto praticam o auto-isolamento.

Todos os sete em pé para uma foto em frente ao salão onde a estátua do Grande Buda reside no Templo Todaiji, mantendo uma distância segura uma da outra.

Os sete líderes presentes representavam a seita Koya-san Shingon do budismo, a paróquia católica em Osaka, o santuário Tamukeyama Hachimangu em Nara, o templo Enshoji em Hyogo e o templo Kinpusenji em Nara, além de Sagawa e outro representante de Todaiji que representam Kegon Budismo, todos sentados a dois metros de distância enquanto discutiam o poder da oração nesses tempos difíceis.

“Embora devamos nos abster de nossas atividades habituais para o bem dos outros, eu ainda gostaria de rezar junto com todos”, disse Sagawa. “Se todos pudessem rezar em seus próprios espaços conosco…”

Takaaki Soeda, secretário-geral de assuntos religiosos da seita do budismo Koya-san Shingon, disse: “Gostaria de alcançar o objetivo original do Buda de salvar cada pessoa em nosso mundo moderno”.

Qualquer que seja a religião que você siga, você não pode deixar de se emocionar ao ver cada uma das diferentes religiões – que todas abrigam crenças amplamente diferentes – se unirem em solidariedade espiritual com a tradição que elas têm em comum. Por que não acrescentar sua energia espiritual à mistura com alguma oração sua? Afinal, em alguns santuários do Japão, a oração é conhecida por ter um efeito muito sério e duradouro, para que você nunca saiba! Talvez com toda a nossa energia espiritual positiva direcionada para uma resolução, bem como nosso contínuo compromisso de ficar em casa e fora de lugares lotados, possamos acabar com a pandemia de coronavírus mais cedo ou mais tarde.

Fonte: Mainichi Shimbun

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.