Em circunstâncias normais, a Golden Week é uma época que muitos esperam no Japão. Consistindo em uma série de feriados nacionais, entre 29 de Abril e 6 de Maio, a Golden Week vê um grande fluxo de viagens à medida que as pessoas passam a semana em férias ou visitando parentes em partes mais rurais do Japão.

No entanto, com o surgimento do COVID-19, o governo de Shinzo Abe tem pedido aos cidadãos que permaneçam dentro de casa, com muitos, infelizmente, ignorando o governo.

Para algumas ilhas conhecidas por atrair multidões de turistas, como Miyakojima, na província de Okinawa, a chegada de viajantes pode significar um desastre, aumentando a possibilidade de um aumento nos casos locais de COVID-19 e uma escassez de recursos essenciais.

Em vez de viajar para Miyakojima, considere usar uma foto de suas praias cênicas como plano de fundo do Zoom!

Como medida preventiva, a Associação Empresarial de Restaurantes Miyakojima tomou uma nova decisão para desencorajar os viajantes. Um usuário do Twitter, @islandlonely2, que parece ser um residente de Miyakojima, postou uma foto da sinalização importante.

“Os hóspedes de Miyakojima não poderão acessar as instalações do restaurante desta ilha. Abstenha-se de viajar e, se precisar viajar, faça-o com cuidado.” (Tradução do tweet postado abaixo):

“Aos nossos clientes, sobre as restrições para os restaurantes de Miyakojima:

Como medida para impedir a propagação do COVID-19, a Associação Empresarial de Restaurantes Miyakojima decidiu proibir a entrada de todos os convidados em nossos restaurantes. Isso inclui convidados que são do exterior, fora da prefeitura e fora da ilha. Pedimos desculpas pelo inconveniente que isso possa causar e pedimos sua compreensão e sua cooperação.”

Esta nova decisão não é grande surpresa. Logicamente, ilhas menores com sistemas de saúde limitados correm o risco de serem sobrecarregadas pelos pacientes. Na pior das hipóteses, os pacientes afetados teriam que ser transportados para unidades de saúde fora da ilha apenas para receber cuidados adequados.

Os usuários do Twitter geralmente concordam com a medida da ilha, mostrando solidariedade e apoio:

  • “- Não pode ser ajudado. Isso é tudo o que pode ser feito agora.”
  • “- Todas as ilhas devem fazer isso! Ninguém deve viajar para qualquer lugar. Ficar em casa!”
  • “- Melhor ficar em casa na Golden Week. Por favor, reconsidere viajar se você fez planos.”
  • “- Sou de Tóquio, mas sinceramente acho que essa é uma boa medida para Miyakojima.”
  • “- Seria ótimo se as pessoas pudessem parar de viajar… elas também deveriam publicar isso em vários idiomas”.

Embora concordemos com a decisão da associação, não ter acesso a restaurantes e bares locais não significa necessariamente que a disseminação do COVID-19 será totalmente contida. Medidas mais rigorosas, como proibir completamente os viajantes da ilha, podem ser a única maneira de impedir completamente a propagação do COVID-19.

@islandlonely2 seguiu seu Tweet original com um sentimento semelhante:

“Neste momento, a questão é que ainda há pessoas entrando e saindo entre a principal ilha de Okinawa e Miyakojima. Alguns dias atrás, houve uma festa de boas-vindas para os novos funcionários da prefeitura e eles estavam sem dúvida reunidos em uma área movimentada. Agora eles estão em quarentena. Espero que o governador de Okinawa tenha em mente que não se trata de impedir que pessoas ‘fora da prefeitura’ viajem para Okinawa, mas também de lembrar a todos que não viajem tanto entre as ilhas da nossa prefeitura”.

À medida que a Golden Week foi se aproximando, não há dúvida de que os moradores de áreas mais remotas do Japão estão sentindo estresse e ansiedade. Especialmente no Japão, onde o número de infecções tem aumentado a um ritmo alarmante, só podemos esperar que as pessoas reconsiderem e cancelem seus planos de viagem até que o COVID-19 se dessimine.

Fontes: Twitter – @islandlonely2 via Hachima Kiko

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.