AUTOMÓVEIS: Toyota mira nos subcompactos

0
621

De olho nos mercados emergentes, como o Brasil, Toyota foca em outros segmentos 

Foto Divulgação

Considerada a maior montadora do Japão, a Toyota volta suas atenções aos mercados emergentes, como o Brasil. A estratégia será mirar nos segmentos que ainda não atua, caso dos subcompactos. Com esse plano, a marca pretende aumentar acentuadamente suas vendas nos mercados ditos “em ascensão”, através de lançamentos progressivos.

Um dos modelos que podem desembarcar por aqui e atuar como linha de frente desta nova concepção de mercado é o Etios. As vendas do subcompacto, o primeiro modelo da Toyota destinado a mercados emergentes, atingiram 100 mil veículos desde o seu lançamento em dezembro de 2010, na Índia. No geral, a expectativa é vender mais de um milhão de subcompactos em cerca de 100 países e regiões, como a China, Sudeste asiático, Índia e Brasil em2015. Amontadora terá, até lá, cerca de oito modelos disponíveis.

Segundo o vice-presidente da empresa, Yukitoshi Funo, a companhia não tentará competir com modelos ultrabaratos nessas regiões, como já havia afirmado em março o próprio presidente, Akio Toyoda, por ocasião do anúncio da concorrente Nissan Motor de retomar a marca Datsun para atender a consumidores de menor poder aquisitivo de mercados emergentes. Segundo dados do mercado, o carro compacto da Toyota pode desembarcar por aqui ao preço médio de R$ 35.000,00.

A gigante japonesa fabricará os novos modelos em unidades localizadas nos mercados emergentes, com parte desta produção sendo destinada às exportações. A montadora também está olhando para os preços relativamente baixos de cerca de 1 milhão de ienes ou mais para os oito modelos, e planeja adquirir 100% das peças localmente para ser mais competitiva em custos.