Beleza: Cuidados com o sol

0
787

Especialista explica quais medidas devem ser adotadas para manter a pele saudável na estação mais quente do ano

Imagem Reprodução

beleza

A estação mais quente do ano se aproxima e com ela aumentam as atividades realizadas ao ar livre, por isso os cuidados com a pele nessa época do ano devem ser redobrados, uma vez que no verão a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, manchas e ressecamentos.

De acordo com a dermatologista especializada em cosmiatria/estética e cirurgia dermatológica, Fabricia Marques, os principais cuidados para manter a cútis saudável durante o verão são: manter a constante ingestão de água, pele sempre hidratada e protetor solar – com ou sem sol. “É o que chamo de tripé de cuidados com a pele. Importante tanto no verão quanto em qualquer outra estação no ano, mas durante os dias mais quentes a atenção deve ser maior”, explica.

Fabricia ressalta que o ideal é ingerir dois litros de água por dia. “É importante aumentar a ingestão não só de água como de outros líquidos como sucos e chás. Se estiver fazendo dieta oriento a consumir três litros de água por dia”, afirma. Quanto à hidratação, a especialista explica que o hidratante deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele. “Já aquelas pessoas com doenças dermatológicas em que a hidratação é a base do tratamento devem consultar o dermatologista”, relata.

Completando o tripé de cuidados, Fabricia indica sempre um protetor igual ou superior a 30. “Os protetores aumentam muito pouco a porcentagem de proteção a partir do fator 30, porém prefiro fatores altos, pois o paciente não está acostumado a passar muita quantidade, então quanto maior o fator de proteção mais segurança se tem”, conta. “O ideal é usá-lo no mínimo três vezes ao dia, sendo que na praia deve ser reposto sempre que for ao mar ou a cada 40 minutos. Pacientes com manchas de pele ou realizando algum tratamento, o ideal é mais que três vezes ao dia”, completa.

Além desses cuidados, Fabricia aconselha o uso de chapéus, viseiras e sombrinhas para se locomover nos dias em que a temperatura estiver muito alta. “É importante evitar a exposição solar excessiva nos horários em que as faixas de ultravioletas são mais nocivas, entre às 10h e 16h”, detalha.

Outro ponto fundamental, segundo a especialista, é não exagerar na ingestão de bebidas alcoólicas e fumo, que produzem radicais livres e pioram a qualidade da pele; e também evitar alimentos pró-inflamatórios em excesso como gordura, guloseimas, glúten e lactose. “Uma dieta balanceada é a base de tudo. Sempre indico para minhas pacientes fazer a ingestão de ômega 3, linhaça e castanhas, substâncias que ajudam a manter a pele bonita e hidratada”, explica Fabricia.

A especialista também alerta para os riscos de se expor ao sol sem os devidos cuidados: “A exposição sem proteção ocasiona o envelhecimento precoce, pele seca e sem viço, manchas de pele, desequilíbrio na produção de colágeno, além das doenças de pele relacionadas ao sol em excesso”, finaliza Fabricia.