Após muitos comitês olímpicos se mostrarem preocupados com a insistencia dos organizadores para que as olimpíadas ainda fossem realizadas neste ano em meio ao forte surto do Coronavírus COVID-19 que está fazendo milhares de vítimas pelo mundo, nesta terça-feira (24/03), finalmente um acordo foi firmado. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o líder do Comitê Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach, aceitaram adiar por cerca de um ano a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, em razão das preocupações de realizar o evento em meio à pandemia do coronavírus.

Thomas Bach (Presidente do Comitê Olímpico Internacional) e Shinzo Abe (Primeiro Ministro do Japão) (Imagem: Divulgação)

A jornalistas, o premiê disse que recebeu apoio para a proposta de adiar os Jogos que deveriam começar em julho após conversar com o presidente do COI. “Os Jogos Olímpicos não serão cancelados”, reforçou Abe.

Os jogos, que estavam programados para serem realizados de 24 de Julho à 9 de Agosto, agora aguardam uma nova data. No entanto, o COI afirmou que os jogos devem ser realizados até o Verão de 2021.

“Concordamos que o evento deve ser remarcado para uma data depois de 2020, mas não além do verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e a comunidade internacional”, afirmou o COI.

A decisão saiu dias, ou horas, após comitês olímpicos nacionais informarem que não iriam para Tóquio este ano se as datas fossem mantidas. Dentre eles, os comitês olímpicos do Canadá, Austrália e Estados Unidos. Outros, como o brasileiro, defenderam abertamente o adiamento. Eram esperados cerca de 11 mil atletas de mais de 200 países no evento.

Esta é a primeira vez que uma edição do evento é adiada por conta de uma pandemia. Em outras três oportunidades ela foi cancelada, mas por motivo das guerras. Em 1916, os jogos que seriam realizados em Berlim, na Alemanha foram cancelados por causa da primeira guerra mundial e em 1940 e 1944 por conta da segunda. Por coincidência, em 1940 os jogos também estavam marcados para serem realizados em Tóquio (assim como os Jogos Olímpicos de Inverno que estama marcados para serem realizados em Sapporo, Hokkaido naquele ano), fato que acabou ocorrendo somente em 1964. Antes do cancelamento ainda em 1940, os jogos acabariam sendo repassados para serem realizados em Helsinque, na Finlândia, mas acabaram sendo cancelados oficialmente pouco depois. Helsinque recebeu os jogos olímpicos em 1952. Já os jogos de 1944 estavam para serem realizados em Londres, Inglaterra, que por sua fez foram realizados em 1948.

Na capital japonesa, até terça-feira (24/03), 154 residentes haviam sido infectados com o coronavírus, em número crescente. Tanto que pouco antes do anúncio do COI, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, havia aberto a possibilidade de uma quarentena total. Koike disse ainda que as próximas três semanas serão um teste crucial na contenção ao Covid-19.

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.