Editorial: Sob um outro olhar

0
633

Que a cultura japonesa sempre foi fascinante, isso não é novidade. Basta ver a quantidade de pessoas que circulam em eventos realizados por entidades e associações. Agora, os paulistanos terão um local dedicado à divulgação da cultura, nos mais diversos aspectos. O projeto “Japan House”, promovido pelo governo japonês, promete um ar modernoso, explorando ao máximo a tecnologia, característica tão peculiar dos japoneses…

O centro multiuso receberá aporte na casa dos US$ 30 milhões até 2019. Além de São Paulo, apenas outras duas metrópoles foram selecionadas pelo governo japonês para abrigar o projeto: Londres, na Inglaterra, e Los Angeles, nos Estados Unidos. Será, no papel, um grande local de lazer para os munícipes, sempre ávidos por novidades quando o assunto é diversão.

Para tanto, o governo nipônico não perde tempo. Indo na contramão dos investimentos no País, as obras da Japan House estão aceleradas. A pressa tem uma explicação: até março o complexo tem que estar pronto. A partir daí, uma nova etapa será posta em execução: a entrada de empresas japonesas para o fortalecimento e maturação do projeto. Assim, pode-se ter um grande showroom de produtos e serviços, favorecendo a exposição de marca das multinacionais. Ponto positivo para quem, de alguma maneira, necessita de um espaço para divulgação, com grande potencial de mídia.

Mesmo na atual circunstância – com a economia em frangalhos e uma baita crise política instalada no esfera federal – iniciativas como a Japan House mostra que países ditos do primeiro mundo enxergam no Brasil um potencial para seu crescimento global. Estrategicamente, o País sempre esteve no radar de grandes corporações, e mesmo em uma época instável, a ideia é acreditar na recuperação. Bons ventos podem vir (e devem). O mundo acompanha com atenção todo o desenrolar do cenário brasileiro. Mas o Japão acredita e investe no Brasil. Sinônimo de que nem tudo está (tão) perdido assim.

Boa leitura!

Rodrigo Meikaru