Educação: Dicas para desenhar de forma realista

0
751

Caro leitor, você já se deparou com alguma ilustração ou pintura e ficou admirado pelo seu realismo? Já se perguntou como o artista conseguiu atingir esse efeito? Aqui vão algumas dicas dos professores da AreaE – Escola de Artes para desenhar de forma realista:

Starwars
Starwars
  • Os objetos do mundo real não possuem uma linha de contorno, como costumamos ver em muitos desenhos tradicionais, onde ela é utilizada para delimitar os objetos e separá-los uns dos outros. No desenho realista, os objetos são desenhados sem linhas de contorno, como no mundo real. Então como eles são delimitados e separados uns dos outros? Através das diferenças de cor, tonalidade, textura e foco entre eles.
  • Cor e tonalidade são importantes na hora de desenhar um objeto. Muita gente confunde as duas informações: a cor (matiz) de um objeto indica se ele é amarelo, vermelho, verde, etc… e a tonalidade (valor tonal) indica o quanto a cor é clara (próxima da cor branca) ou escura (próxima a cor preta). Captar essas informações dos objetos e representá-las da forma mais precisa possível é o primeiro passo para dar realismo ao desenho.
  • Os objetos possuem uma grande variedade de texturas (lisa, áspera, rugosa) e podem ser feitos de materiais com propriedades diferentes, como vidro, metal, madeira e tecido. É muito importante perceber como a luz reage à textura do objeto, salientando depressões e protusões e ao material de que ele é feito, refletindo em metais ou atravessando vidros, por exemplo.
  • O olho do ser humano foca no objeto que ele está olhando, deixando-o mais nítido e as outras regiões da visão ficam fora de foco, borradas. É assim também que funcionam as máquinas fotográficas profissionais: o fotógrafo pode ajustar a lente para deixar o objeto que está em primeiro plano em foto e borrar o fundo ou focar no cenário e borrar o objeto que está em primeiro plano. É desta forma que se cria uma noção de espaço no desenho realista e se delimita os objetos desenhados: borrando o contorno dos elementos que estão fora de foco e definindo o contorno dos objetos que estão em foco.
  • O mais importante é aprender a observar o mundo ao seu redor. Estude as formas dos objetos e os pequenos detalhes que o compõem. Tente identificar as informações de cor e tonalidade, a textura que compõe o objeto e o material de que ele é feito. Depois de você ler estas dicas, com certeza passará a ver as coisas com outros olhos.

Gostou das dicas? Se você estiver interessado em saber mais, aproveite o desconto de 30% no valor das mensalidades do curso de Desenho realista da AreaE – Escola de Artes. A promoção é válida para as inscrições feitas até o final de Março.

Informações

AreaE – Escola de Mangá
R. da Glória, 279 – Cj. 44
Liberdade – São Paulo – SP
Fone: (11) 3207-7624
www.areae.com.br