Esporte: Destaque no Parapan

0
786

Com empenho e dedicação, Erick Higa conquista a medalha de bronze no Tênis de Mesa – Classe 9

Fotos Divulgação Confederação Brasileira de Tênis de Mesa

Em sua estreia em jogos Parapan-Americanos, Erick Higa conquistou a medalha de bronze no torneio individual da classe 9
Em sua estreia em jogos Parapan-Americanos, Erick Higa conquistou a medalha de bronze no torneio individual da classe 9

Em uma competição dominada pela atuação dos atletas brasileiros, o Brasil conquistou o primeiro lugar da quinta edição dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, realizado entre os dias 07 e 15 de agosto. Ao todo foram 109 medalhas de ouro, mais que o dobro que as conquistadas pelo segundo colocado, o anfitrião Canadá, que terminou a competição com 50 medalhas. No total, o Brasil obteve 257 medalhas (109 ouros, 74 pratas e 74 bronzes) em diversas modalidades, a melhor atuação do País na história dos jogos.

Entre os atletas que se sobressaíram na competição, destaque para o mesatenista nipo-brasileiro, Erick Higa, que conquistou a medalha de bronze no torneio individual, da classe 9. Em sua estreia nos Jogos Parapan-Americanos o atleta fez bonito na competição e voltou para o Brasil com a tão merecida medalha.

Neto do ex-deputado Hatiro Shimomoto, Higa completou 20 anos durante a competição e não escondeu a satisfação com o desempenho nos jogos: “Isso daqui foi uma experiência muito boa, conseguimos levar uma medalha e defender o Brasil. Esse torneio é muito grande, muito importante, e acredito que isso (bronze) também é um incentivo pra gente não desistir e seguir batalhando. Nós sabemos que estamos chegando lá”, enfatizou o jovem.

Erick Higa e Diego Moreira comemoram a conquista no Parapan
Erick Higa e Diego Moreira comemoram a conquista no Parapan

O mesatenista faz parte da Seleção Permanente Paralímpica e com o resultado nos Jogos de Toronto pretende pleitear a bolsa-atleta internacional em 2016 – programa que garante condições mínimas para que os atletas se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas.

Higa nasceu com pés tortos congênitos (pés voltados para dentro) e apesar da cirurgia de correção aos cinco meses de vida, limitou os movimentos dos pés, enfraquecendo a musculatura da panturrilha.  No entanto, isso não foi fator de impedimento para ele conquistar muitos títulos no esporte que começou a jogar aos 13 anos, representando a classe 9 do Tênis de Mesa Paralímpico.

Além dos Jogos Parapan-Americanos, constam em seu currículo outros importantes títulos como o de atual campeão Sul-Americano; ouro no individual e bronze por equipes na Copa Tango Argentina (2012); prata por equipe no Aberto da Alemanha, em 2013; e bronze no Campeonato Brasileiro de 2013.