Fertilização em Tempos de CoronaVirus

0
571

Esta é uma pergunta que certamente as futuras mamães devem estar se fazendo neste exato momento. Afinal, quem não se lembra dos danos causados pelo Zika Vírus em 2015 aos bebês que nasceram com microcefalia. As mulheres na época que foram infectadas pelo o vírus, transmitiram para o feto durante a gravidez.

Imagem divulgação

Dr. Raul Eid Nakano, diretor da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida e da Ferticlin, aponta que embora sejam biologicamente diferentes, incluindo na forma de contágio e manifestações clínicas, assim como o Zika Vírus, o Novo Coronavírus (a COVID-19) também pegou a todos de surpresa, mas agora em caráter mundial.

O grupo de risco para a Covid-19 compreende idosos, portadores de doenças crônicas, grávidas e puérperas. Apesar de não haver evidências cientificas suficientes que comprovem uma maior vulnerabilidade destas mulheres, é uma medida de precaução diante deste cenário de incertezas que estamos vivendo, destaca Dr. Raul Nakano.

A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida – SBRA em conjunto com outras sociedades mundiais, está a todo o momento remetendo orientações e comunicados aos profissionais de reprodução assistida a respeito das condutas a serem adotadas. “As informações podem mudar a qualquer momento, visto que estamos lidando com algo totalmente novo, ressalta”. Mas afinal, é preciso adiar os planos de maternidade neste momento?

“A orientação é que seja adiado, mas mais como uma forma diminuir ao máximo a sobrecarga do sistema de saúde local, já que como mencionado anteriormente, não existem evidências que comprovem até o momento de que o Novo Coronavírus possa causar danos ao feto, como abortos ou malformações”, aponta o especialista.

O Dr. Raul Nakano destaca ainda que há de se considerar o direito de autonomia das pacientes, embora a orientação é que haja o adiamento dos tratamentos de reprodução assistida, exceto daqueles casos considerados extremamente sensíveis ao tempo e, portanto, inadiáveis, com risco de condenar pessoas a uma infertilidade irreversível, como pacientes oncológicos.

Um dos pontos  positivos do Coronavirus é o incremento da Tele-Medicina com a possibilidade de consultas on line. Quando não há necessidade de exame físico, o Conselhos Federal de Medicina permite que o atendimento médico/paciente seja feito através de plataformas digitais. Essa era uma demanda antiga que só foi autorizada agora para evitar a disseminação do vírus.

A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida reforça ainda que ciclos de reprodução assistida possam ser realizados sob juízo do profissional assistente, em decisão compartilhada com os usuários do serviço, de forma personalizada, fundamentados e bem documentados, com precaução e bom-senso, evitando-se transferências embrionárias neste momento.

O adiamento do sonho da maternidade não é uma decisão fácil. Para a mulher que está tentando engravidar, as chamadas tentantes, o momento de incertezas pode ser muito angustiante. Mas e quanto as que já estão grávidas? Quais são as orientações?

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a FEBRASGO, aponta que apesar das mulheres grávidas com suspeita ou confirmação de infecção pela COVID-19 venham apresentando um bom prognóstico, devem evitar aglomerações, contato com pessoas febris e com pessoas apresentando manifestações de infecção respiratória.

De acordo com Dr. Raul Nakano é importante lembrar que se trata de um agente novo e, portanto, pouco estudado. Por isso, as informações podem mudar conforme o avanço das pesquisas. O importante é não entrarmos em pânico, mantermos a calma e fazermos a nossa parte. Como?

Se você não faz parte do grupo de risco não significa que não faz parte do problema, já que pode portar o vírus, infectando um idoso, por exemplo. Por isso, siga as orientações dos órgãos de saúde rigorosamente. Fazer a higienização das mãos, evitar contato das mãos com boca, nariz ou olhos são medidas efetivas contra a disseminação da doença. E se estiver com sinais e sintomas gripais, fique isolado, use máscara e procure atendimento médico caso tenha dificuldades respiratórias. Isso vale para todos nós.

 

Dr. Raul Eid Nakano

CRM-SP 46.514

Diretor Clínico da Ferticlin – Clínica de Fertilidade e Diretor da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida

www.ferticlin.com.br