AUTOMÓVEIS: Táxis sustentáveis

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São Paulo é a primeira cidade da América Latina a utilizar táxis que não poluem, até o final do ano 10 veículos elétricos circularão pela capital paulista

 Fotos Divulgação/Nissan

O programa piloto, um dos primeiros resultados concretos do Acordo de Intenções assinado em 2011 pela Prefeitura de São Paulo, a Aliança Renault-Nissan, a AES Eletropaulo e a Adetax (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo), teve início em junho, quando as duas primeiras unidades do Nissan LEAF – primeiro veículo 100% elétrico comercializado em larga escala no mundo – chegaram às ruas de São Paulo.

A ideia do projeto é avaliar a viabilidade de veículos elétricos operarem como táxi na capital paulista, com o objetivo de reduzir os níveis de poluentes emitidos pelo setor de transporte, responsável por 70% da poluição da cidade. Na próxima fase, prevista para a metade do segundo semestre, a frota de táxi elétrico da cidade ganhará mais oito unidades do modelo, um total de 10 carros disponibilizados pela Nissan do Brasil.

Segundo declarações do prefeito da cidade, Gilberto Kassab a intenção é ampliar cada vez mais a frota de veículos com combustíveis limpos. “Esse é o início de uma ação importante no que diz respeito às políticas públicas de sustentabilidade. A partir de agora nós teremos cada vez mais táxis movidos à energia elétrica. Agora são dois, a partir de outubro serão dez, mas a nossa expectativa é sempre ampliar”, defende.

O LEAF tem autonomia de160 kmcom uma única carga e foi projetado desde o início para atender às necessidades da mobilidade urbana moderna. Além de oferecer espaço, conforto e potência como os veículos à combustão, não emite poluentes, que contribuem para o efeito estufa, e nem faz barulho. Outra vantagem da tecnologia elétrica, segundo dados da Prefeitura de São Paulo, é o custo reduzido na hora de abastecer o carro. Para rodar os160 kmcom etanol gasta-se R$ 33,70, com gasolina R$ 39,25, já com a recarga de energia elétrica o custo é reduzido para R$ 7,11.

O vice-presidente de Administração e Finanças da Nissan do Brasil, François Dossa, reforça a importância da iniciativa e ressalta que ao participar do programa Táxi Elétricoem São Paulo, a Nissan promove uma vida mais amigável com a natureza e como planeta sem comprometer o conforto da mobilidade urbana, além de exaltar o compromisso com o desenvolvimento do Brasil, ao oferecer um veículo com inovação e qualidade japonesa de emissão zero de poluentes.

Os táxis ficarão no ponto localizado entre a avenida Paulista e a rua da Consolação, à disposição de qualquer pessoa que tiver interesse nos serviços de transporte com emissão zero. De acordo com o secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, no início do programa o trajeto dos táxis será restrito à cidade de São Paulo, em um circuito pré-definido dentro do mini Anel Viário da cidade. “Essa medida é necessária para que haja um acompanhamento mais adequado do veículo. É um projeto experimental que, teoricamente, permite qualquer percurso, mas terá suas limitações por conta da tecnologia e porque ainda não temos a carga rápida que a Eletropaulo irá instalar até o final do ano”, explica.

Serão 15 pontos de recarga dentro do circuito estabelecido, sendo cinco unidades de carregamento rápido, instaladas pela AES Eletropauloem concessionárias Nissan, nas quais os taxistas poderão ter as baterias de íon-lítio do Nissan LEAF com carga de 80% em até 30 minutos, e outros 10 carregadores para o “reabastecimento”, realizado em até 8 horas, que pode ser durante a noite, período que a população consome menos energia.

O projeto piloto conta com motoristas profissionais de transporte de passageiros, que foram treinados pela Nissan do Brasil em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, sobre o funcionamento e as diferenças da nova tecnologia.

O programa será ainda monitorado pelos envolvidos, que acompanharão e vão analisar as necessidades dos taxistas, dos pontos para recarga rápida, o desempenho e a manutenção dos veículos.

Essa iniciativa da prefeitura complementa o Programa Ecofrota, no qual o órgão municipal incorpora à frota do transporte público veículos movidos a energia limpa. Atualmente, circulam pela cidade 67 novos trólebus, 1,2 mil ônibus abastecidos com biodiesel, 160 com diesel de cana de açúcar e 60 movidos a etanol.