Acontecem nesta terça-feira (22/10) os rituais de entronização do novo imperador do Japão. Os preparativos estão sendo feitos no Palácio Imperial em Tóquio. O Imperador Naruhito participará de uma série de cerimônias para celebrar a sua ascensão ao trono.

Imagem da cerimonia de entronização do Imperador Naruhito em 1º de Maio 2019 (imagem: Arquivo)

No mês de Maio, ele participou de importantes cerimônias nas quais herdou as Insígnias Imperiais de seu pai Akihito e fez o seu primeiro discurso na posição de imperador. Durante a cerimônia de terça-feira, o imperador estará vestido com uma vestimenta tradicional para a corte e irá subir ao trono Takamikura, localizado no salão principal do Palácio Imperial.

O primeiro ministro Toshiki Kaifu levanta as mãos em um aplauso de banzai na cerimônia de entronização do imperador Akihito em 1990. A plataforma à esquerda é “takamikura” para o imperador e a da direita é “michodai” para a imperatriz. (Imagem: Asahi)

Em seguida, ele irá fazer um pronunciamento declarando a sua ascensão na presença de chefes de estado e outros convidados.

No início da noite de terça-feira, o primeiro banquete da corte será realizado no Palácio Imperial com os chefes de estado e outros dignitários presentes.

Enquanto isso, Tóquio está em alerta máximo:

Tóquio está elevando seu estado de alerta ao mais alto nível quando os convidados VIPs começaram a chegar à capital desde 20 de Outubro para participar da cerimônia de entronização do imperador Naruhito em 22 de outubro.

Membros de uma força-tarefa da polícia antiterrorista monitoram o Terminal Internacional de Passageiros do Aeroporto de Haneda em 17 de Outubro, antes da chegada de chefes de estados estrangeiros. (Yohei Kobayakawa via Asahi)

O Departamento de Polícia Metropolitana estabelecerá sua sede de segurança mais alta, liderada por seu comissário-chefe, para garantir a segurança no dia da cerimônia de Sokuirei-Seiden-no-Gi que proclama a entronização de Naruhito.

Um policial antiterrorista patrulha o Terminal Internacional de Passageiros do Aeroporto de Haneda em 17 de Outubro (imagem: Yohei Kobayakawa via Asahi)

A última vez que o MPD estabeleceu essa sede foi em Julho de 1999, quando um sequestrador esfaqueou até a morte o piloto de um jumbo em um voo da All Nippon Airways de Tóquio para Hokkaido.

VIPs de mais de 160 países e organizações internacionais foram convidados para a cerimônia. Pela primeira vez, a polícia de Tóquio recebe apoio de esquadrões de guarda-costas para proteger os dignitários visitantes.

Policiais antiterrorismo em alerta em um mirante no aeroporto Haneda de Tóquio em 17 de Outubro (imagem: Yohei Kobayakawa via Asahi)

Fortes acordos de segurança já estavam visíveis no centro de Tóquio no início de Outubro, com postos de controle de veículos sendo montados e policiais uniformizados patrulhando as ruas. A polícia implantará a Equipe de Resposta de Emergência (ERT) e a Equipe de Drones Interceptores no dia da cerimônia ao longo da rota que liga o Palácio Imperial e o Palácio de Akasaka, onde Naruhito e a Imperatriz Masako vivem, bem como ao redor do edifício Diet e dos principais gabinete do ministro.

O controle de tráfego em larga escala será imposto nos dias 22 e 23 de Outubro. Por exemplo, os trilhos internos da Linha do Cinturão de Chuo-kanjo-sen na Via Expressa Metropolitana serão fechados, exceto em determinadas áreas.

Reprodução: The Asahi Shimbun

A polícia espera que o tráfego em muitas estradas de superfície seja afetado pelos movimentos dos VIPs e outras ações relacionadas à cerimônia.

Os desfiles nas ruas foram adiados para Novembro:

O cortejo imperial em carro aberto que estava planejado para a terça-feira após a cerimônia de entronização, foi adiado pelo governo para o dia 10 de Novembro, para que os recursos disponíveis possam ser focados nos esforços de recuperação das áreas que foram severamente atingidas pelo Tufão Hagibis entre os dias 12 e 13 de Outubro.

Imagem do desfile realizado em 1º de Maio, após a cerimonia de entronização feita aos japoneses. No carro, o novo Imperador Naruhito e a princesa Masako (imagem: Arquivo)

Funcionários da Agência da Casa Imperial estão envolvidos com os preparativos finais para preparar o trono que será utilizado na cerimônia de terça-feira.

Fontes: NHK World, The Asahi Shimbun

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.