Editorial: Transição nebulosa

0
694

Receio. Palavra curta, mas que reflete o clima que vivemos. Um Brasil cheio de problemas, cuja palavra “crise” aparece diariamente em nosso cotidiano. 2016 será um ano de transformação em todas as esferas, desde a econômica (esperando que o País consiga atingir patamares melhores nos índices) até ao campo social, na qual temos muito a evoluir. Difícil é acreditar em melhorias quando vemos os noticiários. Mas, o que esperar deste ano tão nebuloso que está à nossa frente?…

 

No campo esotérico, as mais diversas correntes apostam em um período bastante complicado. Em especial o horóscopo chinês – capa desta edição -, contudo, 2013 é um ano de grandes mudanças, com um foco no planejamento e reflexões. Época em que vários acontecimentos levarão o ser humano a olhar mais para dentro de si e achar as respostas. Talvez, com tal atitude, seja possível melhorar o ambiente em que vivemos. E, com a benção dos céus, nosso governantes poderão tirar o País do atual status vermelho.

Já para as comunidades orientais, o ano promete ser de grandes eventos. Tirando os já tradicionais dentro do calendário anual, estão previstas as Olimpíadas – cuja presença oriental será mais do que especial. Além disso, o ano começa com tudo em termos de shows. Se no ano passado diversos artistas desembarcam por aqui com muita energia, neste ano já começa com um show eletrizante, com a dupla Yoshida Brothers.

No campo político, os nipo-brasileiros viverão um ano de transição. Afinal, em outubro haverá eleição municipal, com candidatos orientais pipocando por diversos municípios. Bom para a população e bom para a democracia. Só temos de ter consciência em quem vamos eleger, pois serão nossos representantes na melhoria da nossa cidade.

Dado o prognóstico, o resto é acompanhar de perto os meios em que vivemos. Se para os chineses o ano é de planejamento e otimismo, então que tomemos tais medidas para avançarmos. E, com isso, dinamizar (nem que seja um pouquinho) nossos meios culturais, assistenciais e políticos.

Um bom ano a todos.

Rodrigo Meikaru