Opinião: Equívoco

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Mal o ano de 2016 começou e o Governo do Estado de São Paulo já cometeu um grande equívoco: lançou quatro lotes dentro do “Programa de Concessões Rodoviárias”, mas mais uma vez esqueceu de uma importante região do estado próxima da capital…

_Nelson FukaiO corredor sudoeste, começando em Vargem Grande e passando por Ibiúna, Piedade, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo e Capão Bonito, é responsável por grande parte da produção de verduras e legumes do estado. Toda a produção que vem para a cidade de São Paulo tem o caminho mais curto pela SP-250 (rod.Bunjiro Nakao), até Vargem Grande, seguindo depois pela rodovia Raposo Tavares. Por estar próxima da metrópole e apresentar clima, relevo e outras características agradáveis, existem centenas de condomínios de chácaras e sítios de lazer, notadamente no município de Ibiúna, como também em Piedade. Assim, esta rodovia tem solicitação muito grande, principalmente nos finais de semana, quando funciona praticamente como uma avenida a partir de Ibiúna. A pista simples, a sinuosidade da rodovia e a falta de terceira faixa tornam praticamente impossíveis as ultrapassagens, resultando em longas filas, sempre que se depara com caminhões carregados ou ônibus lotados. Apesar de reiteradas promessas de duplicação e melhorias por parte do governo do Estado, nada tem sido feito. Tudo ao contrário: com a falta de manutenção e as chuvas constantes, o piso da pista está todo irregular e cheio de buracos. O trecho da Bunjiro Nakao, entre Piedade-Ibiúna-Vargem Grande, é tão ruim que muita gente, apesar da maior distância e ter que pagar pedágio, acaba optando pelas rodovias Castelo Branco ou Raposo Tavares.

No início do século 21, também de forma estranha, já tinha sido cometido outro grande equívoco, com a duplicação da estrada entre Capão Bonito e Itapetininga. Não se pode dizer que é um trecho que liga nada com coisa alguma, mas com certeza o movimento não justificava a duplicação, realidade que deve perdurar até os dias de hoje. Estranhamente, o Lote B do Programa de Concessões, depois de passar por Sorocaba, vindo de Jundiaí/Itú, segue pela SP-264 em direção a Pilar do Sul, passa por São Miguel Arcanjo, novamente por Capão Bonito e acaba no meio do mato, na divisa com o Paraná. O trecho descrito também não apresenta tráfego que justifique ser privatizado e duplicado. E a melhoria da Bunjiro Nakao, entre Piedade e Vargem Grande, certamente também beneficiaria todas essas cidades. Além do mais, nessa região, merece muito mais atenção a SP-079 que vai de Sorocaba, passando por Piedade eTapiraí, terminando em Juquiá, praticamente na BR-116. Utilizam este trecho todos os veículos que vêm do interior do Estado, partindo de localidades a oeste de Jundiaí/Itu/Sorocaba, cujo destino são os estados do sul do País e as praias de Peruíbe, Itanhém e Ilha Comprida.  Principalmente nos finais de semana e nos feriados prolongados, é grande o movimento de veículos nesta estrada. A duplicação desse trecho certamente desafogaria o tráfego do sistema Anchieta-Imigrantes, além do Rodoanel, uma vez que a rodovia Padre Manoel da Nóbrega faz parte do lote A e será duplicada no trecho entre a BR-116 e Peruíbe. Assim, todo o litoral centro-sul do estado, e não só o extremo sul, passaria a ter duas boas alternativas de acesso. Sem contar que a ligação direta da SP-079 com a Manoel da Nóbrega, sem passar pela BR-116, faltaria pouco para fechar com pistas duplas, um super anel rodoviário (Jacareí – Campinas – Sorocaba – Peruíbe – Santos – Bertioga – Jacareí).

Talvez muitos possam estar pensando que esta seja uma posição um tanto egoísta (puxando para o lado dos patrícios), defendendo uma região onde a presença da comunidade nikkei é marcante. Ou porque tenha interesses pessoais em Piedade. Nada disso, é uma opinião baseada na realidade dos fatos. Decisões dessa natureza exigem muitos estudos, análises e até o “feeling” acaba influenciando. Mas pode ser também que alguém muito influente tenha grandes propriedades na região de Capão Bonito, ou então que as concessionárias estejam forçando o tráfego para as estradas com pedágios. Afinal, nas decisões que envolvem políticos e muita grana (assim como no amor), existem razões que a própria razão desconhece!!

NELSON FUKAI é engenheiro, escritor e analisa questões do presente e passado da comunidade nipo-brasileira. E-mail: nelsonfukai@yahoo.com.br.