Autos: Com Etios, Toyota quer surpreender consumidor brasileiro

0
759

Quando falamos em Toyota, a primeira imagem que vem à cabeça é o destemido Corolla, sedã que há anos mantém posição no topo dos mais vendidos na categoria. Agora, a montadora japonesa quer que um outro modelo fixe de vez na cabeça dos brasileiros: o Etios, modelo hatch que promete acirrar ainda mais a briga no mercado dos compactos.

O Etios começou a ser produzido em Sorocaba em meados de setembro. A previsão inicial é que a produção por ano alcance 70 mil unidades, mas o sucesso do programa de pré-vendas lançado pela marca pode ampliar, já de início, essa produção para 100 mil unidades/ano.

Para ganhar o mercado, o modelo oferece duas configurações: hatchback com motores de1,3 le1,5 l; e sedã, vendido exclusivamente com o motor 1,5l. O carro – tanto hatch como sedã – tem design conservador, típico dos carros Toyota. Na parte frontal o desenho curvo da grade remete a outros modelos da marca. Essa linha, denominada “linha do sorriso”, integra o capô, a grade e os conjuntos óticos, sobreposta, na versão mais equipada, por uma faixa cromada. O para-choque é robusto e reforça esse conjunto. A lateral do carro é limpa, com contornos sutis das caixas de roda.

O espaço interno chama a atenção, pois oferece conforto tanto para os ocupantes dos bancos dianteiros como para três ocupantes do banco traseiro. O túnel central plano colabora para essa sensação de conforto. No painel de instrumentos, os medidores instalados no centro em formato de onda dão a sensação de visão maior ao motorista.

A primeira impessão que se tem é que os motores do Etios são competentes e até que a fábrica de Porto Feliz não entre em produção, em 2015, serão importados. Eles são construídos em alumínio e tem uma concepção moderna. O motor1,3 litroque equipa a versão hatch, gera 84 cv de potência a 5.600 abastecido com gasolina (torque de 11,9 kgfm a 3.100 rpm) e 90 cv com etanol (torque de 12,8 kgfm). O motor 1,5l produz 92 cv de potência já a 3.600 rpm (com 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm) com gasolina e 96,5 cv com etanol a 3.600 rpm. O torque, com esse combustível, é de 13,9 kgfm a 3.100 rpm.

Nas concessionárias, o Etios será vendido em sete cores: branco, preto, cinza, azul e prata (sedã e hatchback), verde e vermelho estarão disponíveis somente no hatch. Já os preços partem dos R$ 29.990 (hatch, com airbag duplo) e chega a R$ 44.690 (sedã XLS 1.5).